top of page

Inspiração e influência em sala de aula- educação para ser

Faz hoje 5 anos e as minhas palavras mantém-se.


Trago uma partilha vivida hoje, sobre a educação em que acredito.


Hoje foi uma tarde dotada de emoções, daquelas que nos fazem vir as lágrimas aos olhos!


Três psicólogos estão a desenvolver um programa na minha turma e em cada sexta-feira, durante uma hora e trinta, é tempo de auto reflexão e aprendizagens de inteligência emocional, algo que trabalho com a minha turma há 4 anos, todos os dias, com horas e horas de conversas...

Confesso que esta turma tem sido um grande desafio, com alunos com personalidades fortes, entre outros temas... porém, se há algo que tenho como alvo e quero manter é o sentido de propósito de vida e a certeza de que as sementes que são lançadas em cada dia um dia darão fruto, aquele fruto que permanece para a vida!

Durante estes quatro anos foram tantas e tantas as horas de conversas focadas no desenvolvimento de habilidades inter e intrapessoais que se as conseguisse contabilizar diria que foi a disciplina com maior carga horária, a de cidadania e desenvolvimento :)


Hoje a dinâmica com os psicólogos aconteceu com os alunos sentados em círculo e um de cada vez vinha ao centro partilhar uma emoção ou sentimento à sua escolha. Depois partilhava em que momentos costuma sentir-se assim, como é que essa emoção ou sentimento se reflete no seu corpo, o que faz para gerir, entre outras partilhas.

Cada aluno teve oportunidade de refletir se com ele era semelhante ou diferente relativamente à partilha do colega... o que foi espectacular, perceberem que mesmo perante a mesma emoção ou sentimento uns sentem e agem de forma semelhante e outros de forma bastante diferente, de acordo com quem são, na sua individualidade. E eles reconheciam como é que era com cada colega!

Foi maravilhoso e confesso que me emocionei com a profundidade das partilhas. Tão detalhadas e profundas para crianças de 9 e 10 anos.

Como reconheceram o sentir uns dos outros, partilharam recursos internos, momentos em que se ajudaram na escola...


Reconheci que alguns adultos não conseguem comunicar de forma tão particular e profunda o que sentem e muitas famílias nao se conhecem tão bem como eles depois destes quatro anos.

E foi tão maravilhoso assistir!

Ainda como diziam a professora ensinou,

A professora faz assim,

Aprendemos...

(...)


Têm sido anos desafiantes, mas hoje, se fosse o último dia de aulas terminava feliz e com sentido de propósito cumpridos.


É nesta educação que acredito, onde a entrega é vivida todos os dias e onde o que se ensina e se aprende é juntos e para a vida!




1 visualização0 comentário
bottom of page