Metáfora da balança na Educação
- Susana Farinho Garcês
- 14 de jul. de 2023
- 2 min de leitura
Hoje trago-nos a metáfora da balança, na perspetiva do equilíbrio. A balança como um símbolo de justiça e equilíbrio. E se a nossa parentalidade puder ser analisada e vivida segundo esta perspectiva, como uma balança? Consegues encontrar alguma semelhança entre a balança e a tua vida como Educador? Gostava agora que pensasses e visualizasses uma balança. Que valores consideras que devem estar nos pratos da tua balança?
Estas e outras questões estão muito alicerçadas com a nossa própria experiência como filhos e advém das crenças que fomos formando ao longo da vida com os nossos Educadores e nos nossos relacionamentos.
Como vives na tua vida o equilíbrio entre estes dois pratos da balança?
Vamos pensar nos valores AMOR e DISCIPLINA.
Imagina que de um lado dos pratos temos o amor e do outro a disciplina. Se aplicarmos apenas um ou outro lado valor, demasiadas vezes e um sem o outro, estaremos a viver em escassez a nossa parentalidade/ educação e podemos estar a colocar em causa o relacionamento e a conexão com os nossos filhos/ alunos.
Como assim? Podes estar a perguntar-te.
Vamos continuar:
Quanto mais amor demonstramos, maior será a nossa conexão e melhor será aceite a necessária disciplina.
Disciplina não é antónimo de amor, disciplinar é acerca de ensinar e nós somos as melhores pessoas para o fazer, porque o fazemos de um lugar de amor (o outro prato da balança).
Faz sentido para ti?
Quando ajudamos a aprender sobre disciplina estamos a demonstrar o quanto amamos, porque requer investimento e só investe e se dedica quem ama.
Os nossos filhos/alunos necessitam de disciplina para se sentirem seguros, sabias?
Amor sem disciplina pode semear insegurança e demasiada disciplina sem amor pode semear rejeição e afastamento.
Na sociedade atual, muitas vezes, sentimo-nos mal quando disciplinamos os nossos filhos, porque traz desconforto e requer tempo, treino, consistência...
Então o meu encorajamento para nós acerca deste tema é que sejamos sábios no equilíbrio entre os dois pratos da balança. Que saibamos escolher intencionalmente usar de sabedoria na vivência da disciplina suportada pelo amor para que os nossos filhos/alunos saibam que os amamos e que cuidamos deles, porque são importantes para nós.

Estas e outras questões estão muito alicerçadas com a nossa própria experiência como filhos ou alunos e advém das crenças que fomos formando ao longo da nossa vida. Por termos consciência desta situação procuramos, a partir de um lugar de amor, aceitação, sem julgamento e partilha de casos práticos e ferramentas de Coaching Educativo ajudar-te a crescer e melhorar como Educador (pai, mãe, cuidadores, professores, educadores, técnicos, psicólogos, médicos, todas as pessoas que querem aprender a ajudar de forma mais eficaz) através de processos e/ou formação em Coaching Educativo preparada especialmente para ti. Como vives na tua vida o equilíbrio entre estes dois pratos da balança? O que pensas acerca deste tema? Para saber mais podes enviar mensagem para susanafarinhogarces@gmail.com ou através do contacto 966864849. #amor #conexao #disciplina #seguranca #filhos #aprendizagem #parentalidade #familia #coachingeducativo #processoscoachingeducativo #coachingeducativoportugal





Comentários