top of page

5. Estabelecer limites e encontrar possíveis soluções

(continua)


5. Estabelecer limites e encontrar possíveis soluções


(resolver problemas)


Vamos ajudar os nossos filhos a olhar a realidade a partir de outro ponto de vista e a encontrar outras possíveis maneiras de responder às mesmas circunstâncias, de maneira diferente e melhor no futuro.


Atenção, não é acerca de dar ordens ou apresentar as nossas soluções enquanto pais (mesmo que para nós seja óbvio ou pensemos que é o melhor).

Precisamos incluir os nossos filhos. Terão de ser eles, se possível com o nosso suporte, a encontrar as suas próprias soluções, as possíveis alternativas às suas "lutas", que prefiro chamar de desafios.


Os nossos filhos anseiam por autonomia, e esta é uma ótima maneira de ensiná-los que são capazes de tomar decisões, fazer escolhas e até de se autorregularmos num mundo que tantas vezes lhes parece injusto e particularmente perturbador (face à fase de desenvolvimento que estão a viver).


Lembre-os de que todas as emoções são aceitáveis, mas nem todos os comportamentos o são. Já falámos disso nas publicações anteriores.


Aqui está uma ótima frase para estabelecer limites e ajudar na resolução de "problemas":

“Entendo que estejas chateado, mas bater no teu irmão não é um comportamento aceitável na nossa família.

Como achas que podes expressar os teus sentimentos de forma respeitadora (sem bater) na próxima vez?”


Vamos valorizar a capacidade dos nossos filhos para aprender a aprender e crescer com valores.

Os nossos filhos precisam de um ouvido atento, uma mão para amparar, um abraço para acolher, um olhar para observar, uma voz para amar, incentivar, perguntar e estabeler limites e ainda pais que possam desafiá-los a agir de dentro para fora e a responder de acordo com o que consideramos enquanto sistema familiar respeitador.


Lembra-te: o desenvolvimento humano é um processo. É sim o dos nossos filhos também.


(continua)


Vamos ajudar os nossos filhos/ alunos no sentido do seu desenvolvimento pessoal e emocional.







0 visualização0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page